R. Maria Andrade de Oliveira, 83, Jd. Floresta - Vargem Gde. Paulista - SP
(11) 4158-4634 | 4559-0363

Escola Comunidade

Projeto de Transformação Social - Cidade Escola

Faz parte da proposta Cidade Escola em que participa nosso Colégio Oficina Pindorama, a realização de atividades sobre a vida pública através do desenvolvimento de projetos de transformação social.

Mas como reunir interessados da comunidade a participarem de desenvolvimento de projetos, ações e empreendimentos comunitários que visam o bem estar de todos e da cidade ?

Após várias assembleias reflexivas e estudos da cidade Vargem Grande Paulista, desde 2014, entre estudantes e educadores, sobre como poderíamos compor e estimular ações comunitárias surgiu à ideia de criarmos práticas em que pudéssemos juntar diversificados atores da comunidade. Resolvemos fazer convite à Sociedade Amigos de Bairro e outros vizinhos a participarem de nossos projetos, juntamente com estudantes e educadores de nossa comunidade escolar . Os projetos são:

Jogo Avizinhar-se - Esta ação consiste na formação de pequenos círculos de estudantes e educadores que deverão adotar uma residência ou um comércio do entorno da escola, afim se reunirem para fazerem um inventário de ideias e necessidades locais para pensarem em iniciativas que contribuam com o fortalecimento e integração comunitária.

Praça Cultural Educare – Este partiu do projeto "Adote uma Praça" de um vereador de Vargem Grande Paulista, no qual a Pindorama aderiu a proposta e adotou a praça localizada em frente a escola. Para tanto, ficamos autorizados a realizar projetos educativos e culturais e a fazer a manutenção da mesma.

Desenvolvimento inicial do projeto

Uma vez por mês os envolvidos no projeto participarão de um encontro para:
- Expor o inventário de ideias sobre lazer, cultura e necessidades locais;
- Apresentar as propostas de iniciativas e execuções sobre as ideias;
- Oficinas de Vivências Cooperativas;
- Partilhar sonhos e saberes.

Estamos no terceiro ano de desenvolvimento do projeto "Comunidade Aprendente", cujo objetivo é criar uma Comunidade Sustentável e mais fraterna através do exercício da cidadania e da solidariedade humana.

As aprendizagens acontecem com conteúdos que contemplam o currículo nacional e o currículo subjetivo. Trata-se, portanto, de uma construção coletiva de currículo que atende as necessidades da comunidade, o desenvolvimento social e o resgate da cultura local. A diretiva ocorre dentro e fora da escola, em espaços na comunidade e com a participação de parceiros e co-aprendizes sociais. Um exemplo são os nossos projetos em desenvolvimento como o "avizinhar-se" e a "praça cultural";

Como prática comunitária, realizamos em nosso município de Vargem Grande Paulista vários eventos, como a Virada Educação, Sarautimbancos, Mostra Cultural, Feira de Trocas, Caminhada pela Cultura de Paz, Círculo de Estudos Cocriar e outros.

Inovação e Criatividade são as diretrizes das nossas práticas educativas, pautadas pela Filosofia em Educação Antroposófica, por uma visão holística e humanizada que considerarmos ativa e viva. Uma educação do cuidar para formação do Ser, onde o amor é o fio condutor que compõe o repertório de valores humanistas de nosso espaço educativo e que fazem parte das realizações das atividades de aprendizagem além dos muros da escola.

Propiciamos e valorizamos momentos dialógicos com os nossos estudantes, pois eles são protagonistas na construção coletiva do currículo, espaços de aprendizagem, equipes colaborativas. e no exercício de mudança de postura. Afinal, eles são pertencentes e coparticipativos em nossa escola e comunidade.

Há uma relação interpessoal que favorece e fortalece efetiva e afetivamente o nosso trabalho em equipe para a formação de agentes críticos nas transformações sociais.

Consideramos todos da equipe da escola como educadores transformadores: professores, merendeira, zelador... Cultivamos a cultura da colaboração para a formação de nossos educandos em sinergia com as suas famílias.

A nossa missão é a formação do Ser capaz de fazer a diferença positivamente na mudança social, colaborando na construção de uma sociedade mais sábia, sustentável, fraterna e solidária.