R. Maria Andrade de Oliveira, 83, Jd. Floresta - Vargem Gde. Paulista - SP
(11) 4158-4634 | 4559-0363

Escola Comunidade

Projeto de Transformação Social - Cidade Escola

Faz parte da proposta Cidade Escola em que participa nosso Colégio Oficina Pindorama, a realização de atividades sobre a vida pública através do desenvolvimento de projetos de transformação social.

Mas como reunir interessados da comunidade a participarem de desenvolvimento de projetos, ações e empreendimentos comunitários que visam o bem estar de todos e da cidade ?

Após várias assembleias reflexivas e estudos da cidade Vargem Grande Paulista, desde 2014, entre estudantes e educadores, sobre como poderíamos compor e estimular ações comunitárias surgiu à ideia de criarmos práticas em que pudéssemos juntar diversificados atores da comunidade. Resolvemos fazer convite à Sociedade Amigos de Bairro e outros vizinhos a participarem de nossos projetos, juntamente com estudantes e educadores de nossa comunidade escolar . Os projetos são:

Jogo Avizinhar-se - Esta ação consiste na formação de pequenos círculos de estudantes e educadores que deverão adotar uma residência ou um comércio do entorno da escola, afim se reunirem para fazerem um inventário de ideias e necessidades locais para pensarem em iniciativas que contribuam com o fortalecimento e integração comunitária.

Praça Cultural Educare – Este partiu do projeto "Adote uma Praça" de um vereador de Vargem Grande Paulista, no qual a Pindorama aderiu a proposta e adotou a praça localizada em frente a escola. Para tanto, ficamos autorizados a realizar projetos educativos e culturais e a fazer a manutenção da mesma.

Desenvolvimento inicial do projeto

Uma vez por mês os envolvidos no projeto participarão de um encontro para:
- Expor o inventário de ideias sobre lazer, cultura e necessidades locais;
- Apresentar as propostas de iniciativas e execuções sobre as ideias;
- Oficinas de Vivências Cooperativas;
- Partilhar sonhos e saberes.

Estamos no terceiro ano desenvolvendo o projeto "Comunidade Aprendente". Temos como objetivo uma Comunidade sustentável, mais fraterna, através do exercício de cidadania e solidariedade humana.

As aprendizagens acontecem com conteúdos que contemplam o currículo nacional, o currículo subjetivo, é uma construção coletiva de um currículo que atendam às necessidades da comunidade, o desenvolvimento social e de resgate da cultura local. As mesmas acontecem dentro e fora da escola, em espaços na comunidade e com participantes, parceiros, co-aprendizes sociais... Agora com nossos projetos em desenvolvimento: "avizinhar-se" e "praça cultural";

Como prática comunitária, realizamos em nosso município de Vargem Grande Paulista, vários eventos, tais como: Virada Educação, Sarautimbancos, Mostra Cultural, Feira de Trocas, Caminhada pela Cultura de Paz, Circulo de Estudos Cocriar e outros.

Estamos nesse processo de mudança para inovadora e criativa em suas práticas educativas pautada na Filosofia em Educação Antroposófica, por uma visão holística e humanizada que considerarmos ativa e viva. Uma educação do cuidar para formação do Ser, onde o amor é o fio condutor que compõe o repertório de valores humanista de nosso espaço educativo e, que fazem parte das realizações das atividades de aprendizagens, que vão além dos muros da escola.

Propiciamos e valorizamos momentos dialógicos com nossos estudantes, pois são protagonistas do processo de ações na construção coletiva do currículo, espaços de aprendizagens, equipes colaborativas... E no exercício de mudança de postura como pertencentes e coparticipativos em nossa escola e comunidade.

Há uma relação interpessoal que favorece e fortalece efetiva e afetivamente nosso trabalho em equipe na formação de agentes críticos transformadores para as mudanças sociais.

Consideramos todos da equipe da escola como educadores transformadores: professores, merendeira, zelador... Cultivamos a cultura da colaboração para a formação de nossos educandos em sinergia com suas famílias.

Nossa missão é a formação do Ser capaz de fazer a diferença positivamente na mudança social colaborando na construção de uma sociedade mais sábia, sustentável, mais fraterna e solidária.