R. Maria Andrade de Oliveira, 83, Jd. Floresta - Vargem Gde. Paulista - SP
(11) 4158-4634 | 4559-0363

Proposta Pedagógica

Valores e relações interpessoais

Pensando em uma Educação mais humanizada, voltada às questões de respeito e valores, a Escola Oficina Pindorama desenvolveu uma proposta ímpar unindo fundamentações teóricas de alguns educadores. As ideias permeiam pela valorização  das competências individuais dos alunos e, sobretudo, a interação social.

O processo educacional da escola é desenvolvido dentro de uma visão holística da educação, na qual trabalha-se de forma integral e integrada a harmonia do ser humano com o mundo: natureza, sociedade, o outro e si próprio.

O nosso projeto pedagógico, além do ensino de conhecimentos universais e científicos, contempla valores relevantes para a sabedoria humana e fomenta as relações de solidariedade, de respeito com o próprio eu e com o próximo. Em seu papel educacional, a Escola Oficina Pindorama também tem como prática propiciar as relações interpessoais – nas quais todos que compõem o espaço escolar (alunos, educadores, funcionários, familiares e comunidade) aprendem a viver em harmonia, coletividade, afeto e amor.

Colégio Oficina Pindorama

Práxis Pedagógicas

Colégio Oficina Pindorama

As práxis pedagógicas são realizadas através de incentivo às pesquisas que oportunizam aos estudantes descobrir, experimentar e ampliar conhecimentos por meio de conteúdos significativos e que estimulam interesse e prazer em aprender.

Educandos e educadores fazem debates, desenvolvem e realizam projetos de forma coletiva. O currículo dos conteúdos propostos abrange aulas teóricas, práticas e experiências. Para tanto, criamos um espaço lúdico e dinâmico, onde os conteúdos abordados nas atividades da Escola são desenvolvidos nas salas de oficinas de conhecimento: oficina literária, de multimídia, de ciências, etc..

A Escola Oficina Pindorama é privilegiada com uma grande área verde, composta por pomar, bromélias, horta, jardim e parque com brinquedos. Animais livres como esquilos e uma variedade de pássaros que usufruem do espaço verde alegram o ambiente natural.

Os nossos alunos aproveitam, portanto, o desenvolvimento de várias atividades no espaço livre e verde da escola, como a oficina de horta e compostagem, a oficina de música e a capoeira. Para a realização dos projetos, priorizamos o envolvimento entre escola, família e sociedade para fortalecer a interação, enriquecer a realização das atividades e participação dos alunos, além de reforçar os laços afetivos entre todos.

Iniciação Científica e Projetos

A Iniciação Científica busca desenvolver o potencial pesquisador, a curiosidade, a cognição e a metacognição em nossos estudantes. É assim que propiciamos aprendizagem de técnicas e métodos científicos para conhecimentos em todas as disciplinas, indo da Matemática à História, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa Os nossos alunos evoluem por meio da pesquisa e elaboração de projetos que lhes sejam significativos e estimulem o desenvolvimento do pensar cientifico e da criatividade. A nossa missão é promover o encantamento pelo estudo e aprendizado.

Com esta práxis, o estudante pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa:  a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades que envolvem um completo e vasto conhecimento.

Um olhar Antroposófico na Educação

Fortalecendo a humanização para o século XXI, faz-se necessária uma educação holística, que se baseia na propriedade em que cada pessoa encontra identidade, significado e propósito de vida através de conexões com a comunidade, com a natureza e com valores humanos como a paz, a solidariedade, a compaixão, o amor incondicional, a alegria e a gratidão pela vida.

A filosofia Antroposófica tem como objetivo inspirar a celebração interior pela vida, pela paixão de aprender e pelo desenvolvimento da capacidade criativa. Essa visão, segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO – intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”, 1994 –  é composta por quatro pilares básicos da Educação para o século XXI: Aprender a fazer; Aprender a conhecer; Aprender a ser e Aprender a viver juntos. Essa proposta é a base para documentos e pareceres atuais do Ministério da Educação (MEC).