R. Maria Andrade de Oliveira, 83, Jd. Floresta - Vargem Gde. Paulista - SP
(11) 4158-4634 | 4559-0363

Valores e relações interpessoais

Pensando em uma Educação mais humanizada, voltada às questões de respeito e valores, a Escola Oficina Pindorama desenvolveu uma proposta ímpar em que uniu fundamentações teóricas de alguns educadores com ideias que permeiam valorizar as competências individuais dos alunos e, sobretudo, pela interação social. O processo educacional da escola é desenvolvido dentro de uma visão holística da educação, trabalha-se de forma integral e integrada a relação do ser humano em harmonia com o mundo - cosmos: natureza, sociedade, o outro e si próprio. O projeto pedagógico da escola, além do ensino de conhecimentos universais, científicos contempla valores relevantes para à sabedoria humana; fomenta as relações de solidariedade, de respeito com o próprio eu e com o próximo. Em seu papel educacional a Escola Oficina Pindorama também tem como prática propiciar as relações interpessoais - em que todos que compõem o espaço escolar, alunos, educadores, funcionários, familiares e comunidade aprendam a viver em harmonia numa coletividade com afeto e amor.

Colégio Oficina Pindorama

Práxis Pedagógicas

Colégio Oficina Pindorama

As práxis pedagógicas são realizadas através de incentivo às pesquisas que oportunizam aos estudantes a fazerem descobertas, experimentarem, dominarem e ampliarem seus conhecimentos com conteúdos significativos e com estímulos que os façam ter interesse e prazer em aprender. Educandos e educadores fazem debates, desenvolvem e realizam projetos de forma coletiva e de interesse do grupo. O currículo dos conteúdos propostos é trabalhado abrangendo aulas teóricas, aulas práticas e experiências. Para tanto, criamos um espaço lúdico e dinâmico onde os conteúdos abordados nas atividades da Escola são desenvolvidos através das salas de oficinas de conhecimento: oficina literária, de multimídia, ciências... A escola é privilegiada com uma grande área verde que se compõe com pomar, bromélias, horta, jardim e parque com brinquedos que se completam com animais livres, como esquilos e variedades de pássaros que usufruem e alegram o ambiente natural; aproveita-se, portanto, desenvolver várias atividades no espaço livre e verde da escola, como oficina de horta e compostagem, oficina de música, capoeira e outras. Para realização dos projetos, priorizamos o envolvimento entre escola, família e sociedade para fortalecer a interação, enriquecer a realização das atividades e participação dos alunos, além de reforçar os laços afetivos entre todos.

Iniciação Científica e Projetos

A Iniciação Científica busca desenvolver em nossos estudantes seu potencial como  pesquisador, a curiosidade,  a cognição e metacognição; propicia ao aluno, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos para conhecimentos  em todas as disciplinas como: Matemática, História,  Língua Portuguesa... através da pesquisa e elaboração de projetos que lhes sejam significativos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, o encantamento em estudar e aprender...

Nesta práxis, o estudante pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa:  a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades contemplando um completo e vasto conhecimento.

Um olhar Antroposófico na Educação

Fortalecendo a humanização para o século XXI, faz-se necessária uma educação holística, que se baseiam na propriedade em que cada pessoa encontra identidade, significado e propósito de vida através de conexões com a comunidade, com a natureza e com valores humanos, tais como a paz, a solidariedade, a compaixão, o amor incondicional, a alegria e a gratidão pela vida.

A filosofia Antroposófica tem como objetivo inspirar a celebração interior pela vida, pela paixão de aprender e pelo desenvolvimento da capacidade criativa. Essa visão Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”, 1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI: Aprender a fazer; Aprender a conhecer; Aprender a ser; Aprender a viver juntos.