R. Maria Andrade de Oliveira, 83, Jd. Floresta - Vargem Gde. Paulista - SP
(11) 4158-4634 | 4559-0363

Vivência Trans-Formadora – Educare

O que é:

Educare in loco para um novo olhar em aprendizagens significativas para o Séc. XXI

Venha empoderar-se de conhecimentos em educação holística através de uma Proposta Pedagógica em Iniciação Científica e Projetos, pautada na Filosofia Antroposófica.

Objetivo:

Esta proposta de Vivência Trans-Formadora tem como intenção colaborar com educadores e familiares que queiram repensar e reabilitar as suas práxis nas aprendizagens com os estudantes e reconfigurar a prática escolar e de projeto educativo social.

O que propomos:

Para iniciar este novo olhar, convidamos você a imergir pedagogicamente no Colégio Oficina Pindorama, que está certificado pelo MEC (desde 2015 dentre as 178 projetos brasileiros que foram reconhecidas) como escola com práticas inovadoras e criativas;
Também contamos com a participação presencial ou virtual em nosso Círculo de Estudos Cocriar Pindorama com o coletivo que compõem as nossas ações educativas inovadoras e transformadoras e com co-criação para uma Nova Educação Viva. Participam: professores, estudantes, familiares e comunidade. Também contamos com conhecimentos sobre as nossas ações políticas na vida pública através da Asaz (Associação Sociedade Aprendiz) base para projetos de fomento em Transformação Social.

Como acontece:

São módulos diferenciados que desenhamos com: dias, horários e atividades para quem deseja participar da vivência transformadora, junto aos estudantes e educadores do Colégio Oficina Pindorama. Uma programação de acordo com necessidades, curiosidades e disponibilidade de tempo de cada participante.

O que compõe:

Você terá acesso a um repertório de fundamentação teórica em práticas educativas inovadoras, conhecimento de escolas em transição, vivenciará a práxis dessa proposta com educadores, estudantes e comunidade, em nosso cotidiano e espaço educativo junto ao conhecimento de aprendizagens significativas por meio da Metodologia em Iniciação Científica e Projetos.

Quais aprendizagens/currículo?

Nossa matriz curricular contempla a Transversalidade e Multidisciplinaridade
com conteúdos que, como eixo condutor, têm referência à Consciência Global para uma sociedade mais justa, sustentável e pacífica (ONU, UNESCO...):
* A Carta da Terra;
* ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A partir de conhecimentos destes documentos e os PCNs, desenvolvemos a metodologia acrescentando práticas, como : assembleia com estudantes; dinâmicas sobre Comunicação Não Violenta; criação de roteiros de estudos, de pesquisas e projetos; construções de protótipos (aquaponia, cisterna, composteira, minhocário, plantio, sementeiras…); elaboração dos portfólios de conteúdos; formação de equipes colaborativas; organização de acordos coletivos; novo design de espaços de estudos; avaliação potencializadora metagognitiva; convivência cooperativa; como trabalhar com projetos de transformação social e pessoal contemplando o currículo nacional exigido... Enfim, como construir uma escola comunidade e outras práticas inovadoras.

Acompanhamento:

Temos a proposta de acompanhamento em escolas em transição ou em construção, conforme acordo entre as partes; Formação continuada a educadores em suas práticas educativas, artigos, projetos, pesquisas e trabalhos acadêmicos, dentre outros; formação com estudantes desde a primeira infância até a universidade, por meio da Metodologia em Iniciação Científica e Projetos.